Natal

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Natação e os bebés

A natação e os bebés
Nadar é uma das suas primeiras experiências.

Dentro do útero materno, o bebé vive num ambiente aquático.
A água é um meio ambiente conhecido dos bebés, pois, durante os nove meses de gestação viveram mergulhados no líquido amniótico.
Depois do nascimento, perderam o contacto com o meio líquido, e há que restabelecê-lo.
Como? Através da natação.
Muito embora muitos pais iniciem os seus filhos na natação mais cedo, a verdade é que a partir dos 9 meses é a altura ideal para inscrever o seu filho num curso de natação para bebés.
Como é evidente, para que a o seu filho aproveite da melhor forma esta iniciação será necessário respeitar algumas condições, tanto do próprio desenvolvimento da criança, como também das condições de higiene do lugar onde o bebé, juntamente consigo, vai fazer a sua aprendizagem.

As infra-estruturas
A água é um meio de transmissão de doenças e infecções, pelo que no momento da escolha, convém conhecer bem as infra-estruturas.
Deverá ter em atenção não só à água da piscina, mas também os balneários onde irá vestir e despir o bebé.
Os balneários deverão estar limpos com água clorada, para evitar a existência de fungos e bactérias nocivas para o bebé.
Não deverão ter correntes de ar, para que o seu bebé não se constipe.
Quanto à piscina, não basta que se veja o fundo – também muito importante por questões de segurança. Necessita de saber se os controlos bacteriológicos e químicos da própria piscina são respeitados, através das informações que deverão existir num quadro específico para tal.
Se ao entrar na água sentir que esta tem demasiado cloro (sente-se na pele e inclusive cheira e tem um sabor desagradável), certifique-se de que a água tem um pH equilibrado.
A pele do seu filho é ainda muito sensível e necessita de um pH neutro para não apresentar problemas posteriores.
Para a água
Depois de se certificar de que todas as condições de higiene sanitária são cumpridas e de que o pessoal técnico é qualificado para este tipo de natação... força, para a água! As aulas podem ser na companhia da mamã ou do papá.
No entanto, devido aos vínculos afectivos que o bebé tem com a mãe, é preferível que seja você a entrar na água com o bebé.
Inclusive as mamãs medrosas podem estar descansadas pois, ao entrarem na água com o seu bebé e partilhando a sua alegria e prazer, sentir-se-ão bem e sem medo.
Para o bebé, a presença da mãe é uma fonte de segurança que lhe permite desfrutar do meio aquático com mais segurança.

Acidentes... de percurso
Alguns pais perguntam habitualmente se, devido ao facto do seu filho ainda não controlar os esfíncteres ao ir para dentro da piscina não ocorrerá um ”acidente”.
Mas, segundo os especialistas, a pressão da água ajuda a controlá-los, pelo que serão raros os “acidentes” quando a água está a uma temperatura amena (32º C) e a criança está à vontade.
O equipamento
Para iniciar a natação o seu filho irá necessitar de alguns apetrechos específicos, não só para a aula, mas também para depois da aula, quando tomar o seu banhinho e sair das instalações.
O equipamento:
- fraldas ou cuequinhas impermeáveis
- touca
- toalhão de banho ou roupão para quando sai da piscina
- chinelos ou sandálias (se já anda)
- elementos de higiene para o banho (champô e gel de banho)
- roupinha para depois do banho


A natação é considerada pelos médicos como uma das mais, se não a mais completa modalidade desportiva. Como tal, não prive o seu filho de desfrutar de uma actividade que, além de lhe dar muito prazer, lhe permitirá melhorar a sua saúde física e mental.

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá mamã, olá Bia!
Mas que excelente texto, eu também acho que a natação é um óptimo desporto para os mais pequenos.
Beijinhos xl e votos de um excelente fim-de-semana, Sofia,Pedro e Joana

Célia Sousa disse...

Olá, já há algum tempo que sigo o teu blog. Quero antes de mais desejar tudo de bom para a tua Bia e que ela melhore.
Quanto à natação acho excelente! O meu Rafinha só tem 2 meses mas na próxima consulta vamos abordar o pediatra sobre este assunto porque é algo que sempre quisemos! Já me imagino feito pata dentro de água com o meu rebento! Os benefícios são muitos! Há sítios em que começam aos 3 meses!

Beijos
Fiquem bem

Gasparzinha disse...

Obrigada por estas dicas pois pretendo increver a Beatriz na natação.
Beijinhos