Na preparação caseira da comida, ter o cuidado de a adaptar ao gosto e à digestão do bebé. Servir separadamente os diferentes alimentos para que o bebé os possa diferenciar, apreciar e seleccionar.
Nutrientes:
» Proteínas
» Vitaminas
» Sais Minerais
Textura:
» Purés semi-liquidos e macios
Alimentos:
Farinhas
Muito ricas em hidratos de carbono, são uma importante fonte de energia para o bebé. Costumam ser os primeiros alimentos sólidos a introduzir na dieta do bebé. Mas até ao 6º mês, não use farinhas com glúten, pois esta proteína pode provocar desarranjos digestivos sérios.
Existem no mercado diversos tipos de farinhas: lácteas e não lácteas, instantâneas, adicionadas de frutos ou legumes, com cacau, mel, etc.
Frutas
Fornecem sobretudo vitaminas, diversos sais minerais e fibras. Introduza-as a partir do 5º ou 6º mês, começando pelas maçãs, pêras e bananas, sob a forma de papas e purés
Legumes
Fornecem vitaminas, sais minerais e fibras. Podem ser introduzidos a partir do 5º ou 6º mês, primeiro sob a forma de caldos ou papas, tornando-se lentamente mais espessos, até formarem purés.
A cenoura e a batata são os legumes utilizados para a base de caldos.
Complemente com outros legumes, como o feijão verde, a alface, a penca, etc. Cozinhe os legumes em pouca água e aproveite-a, pois é muito nutritiva.
Quantidade/ dia
3 Refeições principais:
3 Refeições principais:
-> Pequeno Almoço
-> Almoço
-> Jantar
A preparação dos alimentos
Na preparação caseira da comida, ter o cuidado de a adaptar ao gosto e à digestão do bebé. Servir separadamente os diferentes alimentos para que o bebé os possa diferenciar, apreciar e seleccionar.
Essa é uma das grandes vantagens da comida caseira relativamente aos boiões.Variar a aparência e a textura dos alimentos são importantes estímulos para a progressiva adaptação. Não usar temperos.
Deixar a criança descobrir o sabor natural dos alimentos. O sal e açúcar são totalmente dispensáveis: o sal pode sobrecarregar os rins do bebé e o açúcar criar habituação.Como guardar a comida do bebé.
Uma forma prática de ter sempre disponível comida diferente para o bebé, consiste em congelá-la sob a forma de cubos.
1. Prepare a sopa e arrefecendo-a numa tigela em água fria.
2. Depois, deitar a sopa numa forma de cubos de gelo, tapando com uma película aderente e levar a congelar.
3. Após congelados, guardar os cubos em sacos plásticos separados por tipos de alimentos.
1 comentários:
Olá querida mamã, muito obrigada por mais um texto de referência!
Beijinhos mil,Sofia,Pedro e Joana
Enviar um comentário