Natal

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

O desenvolvimento do bebé nos 1º meses de vida

Primeiro ano de vida do bebé : Desenvolvimento físico

O peso do bebé e a sua altura são controlados em cada visita ao médico, para se certificar de que o crescimento é proporcional e equilibrado.
As percentagens constituem um parâmetro de comparação de bebés da mesma idade. Um bebé na percentagem 10 de peso significa que 10 % dos bebés pesam menos e 90 % pesam mais. Um bebé na percentagem 90 significa que 90 % dos bebés pesam menos e que 10 % pesam mais.
Um bebé na percentagem 50 quer dizer que metade dos bebés pesam menos e a outra metade mais. Mais importante que a percentagem num determinado momento é a constatação de uma alteração significativa na percentagem do bebé entre as várias consultas ao médico.
A altura do bebé aumenta aproximadamente 30 % até aos cinco meses e mais de 50 % por volta do ano. O peso que teve ao nascer duplica aos cinco meses e triplica ao ano.
Os órgãos crescem em proporções diferentes. Por exemplo, o sistema reprodutor tem uma breve aceleração de crescimento logo após o nascimento, mas depois sofre mudanças muito subtis até imediatamente antes da puberdade.
Por outro lado, o cérebro cresce quase exclusivamente durante os primeiros anos de vida.
No momento do nascimento, o cérebro tem a quarta parte do volume que terá quando for adulto. Ao ano, o cérebro alcança três quartas partes do volume correspondente ao do adulto. Pelo fim do primeiro ano, os rins funcionam como num adulto.
Os dentes frontais inferiores aparecem entre o quinto e o nono mês.
Os dentes frontais superiores começam a aparecer entre os oito e os doze meses.

Desenvolvimento intelectual e do comportamento

O desenvolvimento do comportamento e do intelecto varia consideravelmente de uma criança para outra. Alguns bebés desenvolvem-se mais rapidamente que outros, embora dentro de uma família possa haver características típicas, como caminhar ou falar mais tarde do que o habitual. Factores ambientais, como uma falta de estímulo suficiente, ou físicos, como a surdez, podem atrasar o desenvolvimento normal. Embora o desenvolvimento de uma criança custume ser contínuo, podem existir pausas temporárias numa função em particular, como na capacidade de falar.
Ao princípio, o recém-nascido dorme quase todo o tempo.
O bebé pode comer, tossir quando as suas vias respiratórias se obstruem e responder com choro a qualquer mal-estar ou intrusão.
Às seis semanas, o bebé olha para objectos que se movem directamente diante dele e começa a sorrir quando lhe falam.
A cabeça continua a cambalear quando se mantém sentado.
Aos três meses, o bebé sorri ao ouvir a voz da sua mãe, emite sons que parecem o começo da fala e segue com a vista qualquer objecto que se mova.
Mantém o equilíbrio da cabeça quando o amparam sentado e começa a agarrar os objectos que se lhe colocam nas mãos.
Aos seis meses, senta-se com apoio e gira sobre si mesmo.
A maioria dos bebés podem pôr-se de pé se contam com um apoio e são capazes de passar um objecto de uma mão à outra. O bebé balbucia aos brinquedos.
Aos nove meses, senta-se bem e gatinha, põe-se de pé sozinho e diz «mamã» e «papá» indistintamente.
Aos doze meses, o bebé costuma ser capaz de andar agarrando-se à mão de alguém e pode dizer várias palavras.

Publicado por Merk
Beijos para todas vós

1 comentários:

Anónimo disse...

Olá, obrigada por este artigo, muito útil!
Como está a Bia, tem dormido e comido bem?
Beijinhos para as duas e bom fim-de-semana, Sofia, Pedro e Joana