Natal

domingo, 25 de novembro de 2007

A 1 semana da Bia e da mamã

Olá mamãs, espero que esteja tudo bem connvosco. Connosco também está tudo bem.
Por aqui está tudo a ganhar forma, vamos aprendendo no dia a dia com a Beatriz, vamos ficando a saber o que ela precisa, o que ela tem.
Está a ficar cada dia mais bonita, está para fazer um mês, meus deus!!
Parece que foi ontem que a vimos pela 1ª vez, depois de tantas horas á espera, vimo-la pequenina, com aquela cara de anjo pronta a abrir a boca para chorar.
Algo me dizia que a minha vida tinha acabado de mudar, mudar para uma vida melhor, cheia de dias alegres, felizes, com muitas fraldas sujas, mamadas para dar, banhos para tomar, noites mal dormidas, mas que valem sempre a pena.Coisas que dizem sempre que valem a pena ter pois é algo que nunca mais esquecemos.
Mas nada me preparava para o que vinha a seguir, ver a minha pequena princesa numa incubadora, sem roupa só com a fralda, com o tubinho no nariz para que coma e que não perca mais peso, ve-la desprotegida, a chorar, como quem pede ajuda. Dava me um aperto no coração pois queria ajuda-la, dar lhe o meu amor, segurança, e eu dava, mas era em pensamento, pois fisicamento só mais tarde é que pude dar, pois fizemos o método canguro, ai sim, vi por um mero instante (parecia-me) um sorriso, como quem diz, CHEGARTE!
Foi uma semana que me fez crescer como pai e pessoa, pois vi que não era só eu que contava mas sim uma criança que e parte de mim que precisava de mim a 100 %.
A mãe tentava ser forte, sempre que saiamos de casa para ir ter contigo ai sim eu dava conta que ela ganhava outro ar, pois sabia que ia para a tua beira, que ia estar contigo, para o melhor como para o pior. Tentava estimular o leitinho para to dar, parar te ajudar a cresceres e a ficares com um sistema imunulógico melhor, para que viesses para casa o mais depressa possível, para que te podessemos amar a vontade, sem ouvir o barulho das máquinas.
O ambiente que se vivia dentro da neonatologia é sempre de cortar a respiração pois não sabiamos o que ia acontecer durante a tua estadia, não só contigo mas também com os outros bebés e com os seus pais.
Havia crianças piores que a Beatriz, mas nessa altura só pensamos nos nosso filhos, podem nos chamar egoistas, mas quem já passou por isto sabe do que falo.
Mas por vezes lembravamos de outras crianças que lá estavam, pelo menoas a mãe não se importava só contigo, mas sim com outras crianças.
Houve um caso que só de me lembrar até me arrepio todo, a mamã foi uma pessoa que nunca pensei que fosse assim, uma pessoas prestável, falava com os outros pais, e perguntava com estavam os outros bebés.
O que se passou foi que havia uma mãe que não tinha leite para dar ao seu bebé e então não sabia o que fazer, se conseguia ainda ter leite, se ia ter que dar suplemento ao seu filho, e a mãe que dava-se bem com essa mãe perguntou á enfermeira se puderia dar do seu leite a criança já que a mãe não podia e assim podia ajudar a melhorar o sistema imunitário da crinça, pois ele já estava bastante em baixo com tanto medicamento e o facto de ter nascido prematuro com apenas 32 semanas.
A enfermeira disse que ia falar com o médico, e assim foi e acreditem o médico disse que sim, que podia tentar e que se visse que a criança melhorava que iam continuar. A criança aumentou de peso e a cor também, já foi para um rosinha, via se que era uma criança em crescimento, que estava a melhorar a olhos vistos.
Mesmo sabendo que vinhamos embora, a mamã tirou o máximo de leite que pode e deu para sque as enfermeiras o colocassem no frigorifico e mesmo depois ai lá pois queria saber de novidades daquela mãe e do seu filhote.
O menino chama-se Ricardo e é um amor de menino, ás vezes as mamãs brincavam que a Beatriz e o Ricardo iam ser namorados quando mais crescidos, o que nos fazia rir um pouco para nos tirar da monotonia do nosso dia a dia. Nunca pensei que a mamã fosse uma pessoa com um coração tão aberto a esse ponto.
Não estou a dizer isto por ser apessoa que é, mas sim pois nesse momento conheci a verdadeira pessoa o verdadeiro interior, como ela se sacrifica pelos outros, prefere ver a si mal do que aos outros. É um coração bondoso, um ser simples com muito muito muiot amor para dar, dá para todos, tenta ouvir os outros, quando estão mal e precisam de falar.
Algo que nem todos nós temos, pois só pensamos em nós e nos nossos problemas, pois achamaos que os nosso problemas são muito maus, mas quando vamos a ver os dos outros deparamo-nos com problemas mais complicados e quase impossíveis de resolver.
Algo que ela me diz sempre é que tudo tem solução, a única coisa que não tem solução é a morte, essa ninguém consegue derruba-la. Ás vezes achamos que a enganamos e secalhar sim, mas por pouco tempo, pois tudo é nos tirado a seu tempo e a morte é algo que podemos enganar por pouco tempo, pois algum tempo depois está ela de volta.
Pois bem a conversa está a ir por maus caminhos, e então acabo por aqui.
UM grande beijo para todas vós e para os vossos rebentos e uma boa semana

3 comentários:

Anónimo disse...

Sim, de facto aprendemos muito num espaço como a neonatologia:aprendemos com os profissionais de saúde, com outras mães e pais, com outros bebés e aprendemos também que a vida é valiosa demais!Durante a estadia da Bia na neonatologia, imagino o quanto foi dificil para ti...parece que, quando regressamos a casa, o nosso coração fica para trás...mas agora que ela está bem e em casa, há que retirar o melhor desses primeiros dias que é o facto de um filho ser uma benção!
Beijinhos e uma boa semana, Sofia, Pedro e Joana

Anónimo disse...

Fico arrepiada com o sucedido. A dor de ver o vossa pequenina na incubadora logo a seguir ao nascimento deve ser muita. Graças a Deus já passou. Um beijinho grande aos três. Susana

Cresce barriguita...cresce!!! disse...

Querida amiga muitos parabens pela tua BIA!!!!
Ainda não consegui ler tudo o que vos aconteçeu mas deixo-te um grande beijinho de felicidades!!!
è um sentimento muito bom não é???!!!