Natal

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Yoga para bebés

O yoga para bebés é uma adaptação das posturas clássicas do yoga ao desenvolvimento psicomotor e sensorial do bebé. E porque é sempre praticado com o pai ou com a mãe estimula a vinculação e fortalece os laços afectivos.
Em Portugal, o yoga para bebés está a dar os primeiros passos, pela mão de Sandra Matos, que fez uma formação na Itsy Bitsy Yoga International, nos EUA.
O programa Itsy Bitsy Yoga, criado por Helen Garabidien, foi totalmente adaptado por Sandra, uma vez que inclui canções que foi preciso traduzir. Depois desse trabalho de adaptação, Sandra criou o Baby Yoga, o programa que está agora disponível em vários locais na zona de Lisboa.
O programa está dividido em dois níveis, de oito sessões cada um. O Baby Yoga 1 destina-se a bebés desde os primeiros dias até à fase em que começam a tentar para gatinhar (máximo 9 meses).
Neste nível, a calma é palavra de ordem e os bebés são ajudados a conhecer melhor o seu corpo, os pais e o mundo que os rodeia. Para os pais, é a oportunidade de ganharem mais confiança em si próprios na interacção com o bebé, descobrirem mais sobre a personalidade da criança e adquirirem conhecimentos sobre formas de estimular um bom desenvolvimento. Baby Yoga 2 foi criado para bebés que estão na fase entre tentar gatinhar e começar a andar (máximo 22 meses). Estas sessões têm mais acção e muitas brincadeiras divertidas. Os bebés estão muito ocupados com as suas descobertas, mas importa continuar a construir um vínculo forte com os pais. As sessões de Baby Yoga não acabam quando acabam as sessões de cada nível. Os pais ficam com «ferramentas» para usar em casa diariamente, com os filhos. Acalmar um bebé irritado passa a ser muito mais simples com o recurso a algumas posturas do yoga, garante Sandra Matos.
Além disso, «porque os bebés passam muito tempo em cadeirinhas, no 'ovo', nas parques ou nas espreguiçadeiras, é importante dar-lhes oportunidade de se movimentarem livremente. Suprimir o seu movimento, atrasa importantes etapas do desenvolvimento, como gatinhar e andar. Pode condicionar, inclusive, o desenvolvimento cognitivo», acrescenta. Os benefícios ao nível da vinculação são também importantes. «Os pais aprendem a conhecer a respiração dos filhos, aprendem a conhecê-los de olhos fechados» explica Sandra, o que tem reflexos positivos na maneira como se relacionam. São muitos os benefícios do yoga, mas o principal será, sem dúvida, fazer bebés felizes.
Benefícios para os bebés

- Dormem mais e melhor
- Digestão mais fácil e alívio das cólicas
- Reduz a inquietação e irritação
- Ajuda o desenvolvimento neuromuscular
- Aumenta a auto-confiança e auto-estima
- Fortalece o sistema imunitário
- Ajuda a uma vivência das emoções mais equilibrada
- Aumenta a consciência corporal
- Contribui para o natural desenvolvimento dos movimentos

Benefícios para os pais:
- Construção de um vínculo afectivo profundo
- Sono de maior qualidade
- Aprendem a acalmar o bebé
- Ganham confiança
- Menos stress e ansiedade
- Aprendem técnicas de meditação
- Partilham opiniões e experiências em grupo
Pais & Filhos

3 comentários:

Moranguinha disse...

Desconhecia mas é interessante....
Beijocas para os 3!

Susana disse...

Não conhecia, mas é interessante. Bjinhos, Susana

Rita Correia ilustradora disse...

Já tinha ouvido falar! Muito fixe!!!
E já tem um mês essa pequerrucha! Como o tempo voa!
Beijos grandes aos 3