Natal

domingo, 8 de julho de 2007

A importância da Música durante a gravidez e no pós-natal...


“Promovendo um desenvolvimento emocional com equilíbrio…”
A Musicoterapia reúne o encontro do som e da música com a harmonia, exercendo efeitos terapêuticos. É um meio de expressão, de comunicação, de estruturação e de análise da relação. Os seus efeitos crescem na relação entre o utente, a música e o terapeuta. Promove o bem estar físico, emocional, cognitivo e social.O encanto da música com efeitos sedativos são as canções de embalar, cantadas pelas mães para adormecer os seus bebés. O som faz parte do meio que nos rodeia, é absorvido desde o nascimento, ou mesmo antes, com a memória do ritmo do coração materno, produzindo uma sensação de segurança e bem-estar.A sociedade reprime a expressão de afectos, tornando o indivíduo cada vez mais inibido ou até ausente de afectos. É desde a vida intra-uterina que estes nascem e devem ser desenvolvidos e acompanhados ao longo da vida sem os colocar de parte ou mesmo esquecer…Assim, através do som, o ser humano poderá alcançar um auto-conhecimento que permite dar e receber, sobretudo agora, num mundo sem tempo, podendo partilhar e tornar-se presente no desenvolvimento dos seus filhos.Através da expressão corporal, o indivíduo facilita a expressão de emoções e dá a conhecê-las sem linguagem verbal.
Objectivos- Compreender as próprias emoções e do outro- Manifestação de afectos através do movimento e da expressão corporal- Promoção da interacção e desenvolvimento das relações interpessoais- Promoção da Vinculação/Regulação Emocional- Aprender a comunicar- Fortalecimento de laços afectivos pais-bebé- Desenvolvimento da criatividade- Redução do stresse e da ansiedade- Melhorar a auto-estima
Olá mamas espero que esteja tudo bem connvosco, comigo e com a Bia como algumas mamas já lhe tratam, está tudo bem. Estamos a entrar numa nova semana, cada vez mais perto do nosso objectivo.
Espero noticias das futuras mamas e já mamas.
Um bj desta mama e Bia

2 comentários:

Celine disse...

Engraçado!! Ainda agora fui visitar um blog que fala mesmo disso!! Eu acho que cada mãma tem um música especial que ouvia muito durante a gravidez!! Torna-se a "nossa música". Ainda bem que voltou tudo ao normal e a Bia sossegou!! Beijocas para ti e para a tua Bia (achou bonito Beatriz mas também gosto de Bia não sei se gostas se não diz-me que eu corrigo!) Beijocas

rita disse...

Olá, aceitei o convite e cá estou eu....
Podes visitar o nosso blog quantas vezes quiseres. Espero ser uma ajuda!!
Qd tiver tempo vou ler o teu blog todo!!

Beijocas

Rita&Tiago